Poles de Barbeiros: você sabe por que são vermelhos, brancos e azuis?

fireworks-images5
5 conceitos para começar bem o ano
22 de dezembro de 2017
shutterstock_752701342
Barbas e espinhas: mitos e verdades
26 de janeiro de 2018
Exibir tudo

Poles de Barbeiros: você sabe por que são vermelhos, brancos e azuis?

shutterstock_76658728

Ainda mais comuns que as placas de Led dos salões de beleza. Pequenos cilindros giratórios brancos com riscos em azul, branco e vermelho sinalizam o espaço onde homens podem cortar o cabelo, fazer a barba e jogar conversa fora.

O hábito de cortar o cabelo e raspar a barba existe há muito tempo e, da mesma forma, os barbeiros. Porém, nem sempre foi do jeito que conhecemos. Hoje em dia exercem a profissão pessoas talentosas capazes de transformar essas ações em arte. Muito diferente disso, no Egito antigo, por exemplo, os barbeiros eram considerados sacerdotes, uma vez que a eliminação dos pelos e cabelos era colocada como uma forma de afastar os maus espíritos das pessoas.

http://www.gametimebarbers.com/wp-content/uploads/2016/06/barberpole.gif

A atuação dos barbeiros na Idade Média não se resumia a cortar o cabelo e fazer a barba. Eles também realizavam procedimentos médicos e odontológicos. Isso porque a Igreja Católica Romana passou a ver as cirurgias como uma forma de violar o corpo, que era o espaço do Espírito Santo. Assim, o que antes era feito pelos padres e monges passou a ser responsabilidade dos barbeiros.

A fim de sinalizar os estabelecimentos onde os barbeiros-cirurgiões atuavam, os barbers criaram os Poles de Barbeiros. Feitos em madeira, ficavam do lado de fora das lojas, pintados de listras e finalizados com uma bola no topo. O vermelho representava o sangue arterial. O azul, o sangue venoso e o branco, a bandagem. Algumas vezes, o Pole não tinha a cor vermelha, o que significava que o barbeiro não atuava como cirurgião.

 

Muito interessante, não é?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as cores dos Poles de Barbeiros, agende um horário e conte ao seu barber que você também entende do assunto!

 

☎✂

Caiçara: (31) 3568.4401
Buritis: (31) 3656.4202
Estoril: (31) 3267.1636
Vila da Serra: (31) 3654.6263

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>